sábado, 14 de outubro de 2017

JOSEPH ANTOINE FERDINAND PLATEAU

Joseph Antoine Ferdinand Plateau nasceu em Bruxelas (Belgica) no dia 14 de outubro de 1801 e morreu em Gante (Bélgica) no dia 15 de setembro de 1883 aos 82 anos e hoje comemoramos 216 anos do seu nascimento. Importante físico belga. Joseph Plateau estudou na Universidade de Liège, onde doutorou-se em física e matemática em 1829. Em 1835 foi professor de física experimental na Universidade de Gante. Em 1832 inventou um dispositivo anterior ao estroboscópio, o Fenacistoscópio. Consistia este de dois discos, um com pequenas aberturas radiais equidistantes, através das quais podia-se olhar, e o outro disco contendo uma sequência de imagens. Quando os dois discos giravam na velocidade angular correta, a sincronização das aberturas com as imagens criavam um efeito animado. A projeção das fotografias estroboscópicas, criando a ilusão de movimento, originaram o desenvolvimento do cinema.
Plateau também estudou o fenômeno da capilaridade e tensão superficial (Statique expérimentale et théorique des liquides soumis aux seules forces moléculaires, 1873). O problema matemático da existência de uma superfície mínima com um dado contorno é denominado Problema de Plateau. Conduziu estudos extensivos de bolhas de sabão e formulou as Leis de Plateau, que descrevem as estruturas formadas por tais bolhas de espuma.
Fascinado pela persistência de impressões luminosas na retina, fez um experimento no qual olhou diretamente para o sol por 25 segundos. Como consequência acabou perdendo a visão.



JOSEPH ANTOINE FERDINAND PLATEAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário