terça-feira, 24 de janeiro de 2017

AMEDEO CLEMENTE MODIGLIANI

Amedeo Clemente Modigliani nasceu em Livorno (Itália) no dia 12 de julho de 1884 e morreu em Paris (França) 24 de janeiro de 1920 aos 35 anos e hoje registramos 97 anos da sua morte. Importante e grande artista plástico e escultor italiano que viveu em Paris. Artista principalmente figurativo, tornou-se célebre sobretudo por seus retratos femininos caracterizados por rostos e pescoços alongados, à maneira das máscaras africanas.
Morreu aos trinta e cinco anos, em condições de extrema pobreza material, vítima de meningite tuberculosa, agravada pelo excesso de trabalho, álcool e drogas. 
Durante seus primeiros anos em Paris, Modigliani trabalhou em um ritmo furioso. Ele estava constantemente esboçando, fazendo até 100 desenhos por dia. Entretanto, muitos de seus trabalhos foram perdidos - destruídos por ele como inferior, deixado para trás em suas freqüentes mudanças de endereço, ou dado a namoradas que não os guardavam. Foi influenciado primeiramente por Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) , mas em torno de 1907 fascinou-se com o trabalho de Paul Cézanne (1839-1906). Eventualmente, ele desenvolveu seu próprio estilo único, que não pode ser categorizado adequadamente com os de outros artistas. Ele conheceu o primeiro amor sério de sua vida, a poeta russa Anna Akhmatova , em 1910, aos 26 anos. Eles tinham estúdios no mesmo prédio, e embora Anna, de 21 anos, estivesse recentemente casada , começaram um caso.  Anna era alta, com cabelos escuros (como Modigliani), pele pálida e olhos verde-cinza, ela encarnou ideal estético de Modigliani e os dois ficaram absorvidos um no outro. Depois de um ano, porém, Anna voltou para o marido.




AMEDEO MODIGLIANI


AMEDEO MODIGLIANI


Imagem relacionada
TOULOUSE-LAUTREC


Resultado de imagem para selo de Paul Cézanne
PAUL CEZANNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário