quinta-feira, 25 de agosto de 2016

DUQUE DE CAXIAS - PATRONO DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias nasceu em Porto Estrela (RJ) 25 de agosto de 1803 e morreu em Valença (RJ) no dia 7 de maio de 1880. O Duque de Caxias recebeu a alcunha de "O Pacificador" e "O Duque de Ferro". Importante militar, maçom, político e monarquista brasileiro. Caxias seguiu uma carreira militar, assim como seu pai e tios. Ele lutou em 1823 contra Portugal na Independência do Brasil e depois passou três anos na Cisplatina enquanto o governo tentou resistir sem sucesso contra a secessão da província. Caxias permaneceu leal ao imperador Pedro I durante protestos em 1831, apesar de seus familiares terem abandonado o monarca. Pedro I abdicou em favor de seu filho Pedro II, a quem Caxias serviu como mestre de armas ensinando-lhe esgrima e hipismo, eventualmente tornando-se seu amigo
Luiz Alves de Lima e Silva recebeu os seguintes Títulos de Nobreza: Barão de Caxias no dia 18 de julho de 1841; Conde de Caxias no dia 25 de março de 1845; Marquês de Caxias no dia 26 de junho de 1852 e de Duque de Caxias no dia 23 de março de 1869.  Luiz Alves de Lima e Silva foi agraciado com o as seguintes Honrarias: Grã-Cruz da Imperial Ordem do Cruzeiro do Sul; Grã-Cruz da Imperial Ordem da Rosa; Grã-Cruz da Imperial Ordem de Pedro; Grã-Cruz da Imperial Ordem de São Bento de Avis e Grã-Cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Luiz Alves de Lima e Silva recebeu as seguintes Honras militares: Medalha da Guerra de Independência; Medalha do Exército do Estado Oriental do Uruguai; Medalha comemorativa da rendição da divisão do exército do Paraguai que ocupou o vilarejo de Uruguaiana; Medalha de Bravura e Medalha entregue para militares, armada e civis pelas operações na Guerra do Paraguai.
Luiz Alves de Lima e Silva recebeu também outras homenagens: Membro do Conselho de Estado; Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; Membro do Supremo Conselho Militar e de Justiça e Ajudante de campo do Imperador.

O Dia do Soldado é uma data comemorativa brasileira cujo dia é 25 de agosto. A data homenageia o dia do nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, em 25 de agosto de 1803, patrono do Exército Brasileiro que se tornou conhecido como "O Pacificador" após sufocar muitas rebeliões contra o Império.


DUQUE DE CAXIAS 
 PATRONO DO EXÉRCITO BRASILEIRO


DUQUE DE CAXIAS 
 PATRONO DO EXÉRCITO BRASILEIRO


DUQUE DE CAXIAS 
 PATRONO DO EXÉRCITO BRASILEIRO

DUQUE DE CAXIAS 
 PATRONO DO EXÉRCITO BRASILEIRO



DUQUE DE CAXIAS 
 PATRONO DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário