sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

DIA DA IMPRENSA FILATÉLICA NO BRASIL

Imprensa filatélica no Brasil nasceu modestamente em São Paulo, em 1882. Criou-a o jovem colecionador Luís Levy, comerciante, compositor e exímio pianista, estabelecido à rua da Imperatriz, n. 4.
Luís Levy nasceu em São Paulo em 1861 e morreu no Rio de Janeiro em 1935 aos 74 anos. Luís Levy falava e escrevia corretamente em cinco idiomas o que lhe facilitava a comunicação com filatelistas do mundo inteiro e a troca de peças com outras pessoas que tinham o mesmo hobby.
A princípio foi apenas um amador, mas logo percebeu que poderia vender selos e com os ganhos ampliar sua coleção. Assim, como se tornasse um comerciante, teve a ideia de propagar o gosto pela filatelia através de uma publicação especializada. Em 15 de janeiro de 1882, circulava na cidade de São Paulo um modesto jornalzinho intitulado Brazil Philatelico. A reduzida quantidade de colecionadores na então pequena cidade paulistana fez com que a publicação não tivesse vida longa. Apenas alguns números saíram à luz e o jornalzinho deixou de circular. Mas o caminho da imprensa filatélica estava aberto e outras publicações especializadas viriam a aparecer em diversas cidades brasileiras com o progressivo aumento do colecionismo postal. Hoje os profissionais estão  reunidos na Associação Brasileira dos Jornalistas Filatélicos - Abrajof da qual sou associado número 222. E, em homenagem à iniciativa pioneira de Luís Levy, no dia 15 de janeiro se comemora o Dia da Imprensa Filatélica. Por ocasião do centenário do lançamento do primeiro órgão impresso dedicado aos filatelistas, a Empresa Brasileira de Correios lançou um selo em comemoração à data.
Hoje, as principais publicações brasileiras sobre filatelia são a Revista COFI editada pela própria Empresa de Correios, o jornal filatélico FILACAP editado pela Associação Cultural FILACAP, o Boletim Informativo do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, Boletim da Sociedade Philatélica Paulista, Boletim da Associação Filatélica e Numismática de Brasília, Boletim da Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina, etc. contendo todos os lançamentos nacionais com as características de cada peça filatélica, além de um vasto e bem elaborado noticiário sobre o que emitem outras nações em matéria de selos postais.




Resultado de imagem para carimbo filacap




===================================
VOCÊ SABIA... que a LUBRAPEX - Exposição Luso-Brasileira - que ocorre alternadamente entre Brasil e Portugal, a cada dois anos, foi realizada pela primeira vez no Brasil na cidade do Rio de Janeiro em 1966? E que este ano está comemorando 50 anos de realizações?


LUBRAPEX 1966
Coleção: J.A.B.F.
===================================
PENSAMENTO:
"Estamos todos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo."
Cora Coralina
===================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário