quarta-feira, 25 de novembro de 2015

AS IRMÃS MIRABAL

Patria Mercedes Mirabal nasceu no dia 27 de fevereiro de 1924 e morreu no dia 25 de novembro de 1960 aos 36 anos, Minerva Argentina Mirabal nasceu no dia 12 de março de 1926 e morreu no dia 25 de novembro de 1960 aos 34 anos e Antonia María Teresa Mirabal nasceu no dia 15 de outubro de 1936 aos e morreu no 25 de novembro de 1960 aos 24 anos.  Três irmãs dominicanas que se opuseram à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo (1891-1961) e foram por isso assassinadas. As irmãs Mirabal cresceram em uma zona rural, no município de Cibao (hoje província). Quando Trujillo chegou ao poder, a família das irmãs perdeu a casa e todo o seu dinheiro. As irmãs acreditavam que Trujillo levaria o país ao caos econômico e, então, formaram um grupo de oposição ao regime se tornando conhecidas como Las Mariposas. Foram presas e torturadas várias vezes. Apesar disso, continuaram na luta contra a ditadura. Trujillo decidiu acabar com Las Mariposas em 25 de novembro de 1960, enviando homens para interceptar as três mulheres quando iam visitar seus maridos na prisão. Las Mariposas foram pegas desarmadas e levadas para uma plantação de cana-de-açúcar, onde foram apunhaladas e estranguladas. 
Trujillo acreditou que havia eliminado um grande problema, mas o assassinato teve péssima repercussão. A morte de Las Mariposas causou grande comoção na República Dominicana e levou o povo dominicano a ficar cada vez mais inclinado a apoiar os ideais de Las Mariposas. Esta reação contribuiu no despertar da consciência do povo, e culminou no assassinato de Trujillo em maio de 1961.No Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, a data do assassinato das irmãs foi proposta pelas feministas para ser o dia Latino-Americano e Caribenho de luta contra a violência à mulher. Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 25 de novembro é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem ao sacrifício de Las Mariposas.
Em 1995, a escritora dominicana Julia Álvarez (1950)publicou o livro No Tempo das Borboletas, baseada na vida de Las Mariposas, e que em 2001 se tornou um filme. A sua história é também recordada no livro A Festa do Bode, do peruano Mario Vargas Llosa (1936).


AS IRMÃS MIRABAL
LAS MARIPOSAS
======================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário