segunda-feira, 1 de setembro de 2014

BLAISE CENDRARS

Blaise Cendrars, pseudônimo de Frédéric Louis Sauser nasceu La Chaux-de-Fonds, cantão de Neuchâtel, Suíça no dia 1 de setembro de 1887 e morreu em Paris (França) no dia 21 de janeiro de 1961. Importante novelista e poeta suíço, tendo escrito em língua francesa. Tendo uma vida itinerante, o que se reflete em sua poesia, basicamente escritos de viagem, visitou o Brasil na década de 1920 do século XX, influenciando diversos artistas e escritores do modernismo brasileiro e sendo também influenciado por Oswald de Andrade (1890-1954), com cujos poemas da Poesia Pau-Brasil seus poemas mais curtos, de construção cubista, apresentam forte semelhança formal e no gosto pelo primitivo. Nessa incursão, se interessou pela mente doentia do criminoso Febrônio Índio do Brasil (1895-1984), sobre quem escreveu artigos em jornais e um capítulo de livro.
Autor também de poemas mais extensos que do seu aparentado poeta brasileiro, como a "Prosa do Transiberiano", foi sempre fiel, em poesia, ao seu estilo "literatura de viajantes", sendo este um longo poema realmente prosaico, feito a partir de reminiscências, que lembra a posterior obra de Allen Ginsberg (1926-1997).
Mesmo sendo Suiço de nascimento, é considerado por Paul Eluard (1895-1952) como um dos maiores poetas franceses do século XX.


BLAISE CENDRARS


OSWALD DE ANDRADE


ALLEN GINSBERG


PAUL ÉLUARD
===================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário