domingo, 6 de julho de 2014

CASTRO ALVES

Antônio Frederico de Castro Alves nasceu em Curralinho no dia 14 de março de 1847 e morreu em Salvador (BA) no dia 6 de julho de 1871. Importante poeta brasileiro.
Nasceu na fazenda Cabaceiras,1 a sete léguas (42 km) da vila de Nossa Senhora da Conceição de "Curralinho", hoje Castro Alves, no estado da Bahia. Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como "Poeta dos Escravos". Foi o nosso mais inspirado poeta condoreiro. Em fevereiro de 1870 seguiu para Curralinho para melhorar a tuberculose que se agravara, viveu na fazenda Santa Isabel, em Itaberaba. Em setembro, voltou para Salvador. Ainda leria, em outubro, A cachoeira de Paulo Afonso para um grupo de amigos, e lançou Espumas flutuantes. Mas pouco durou.
Sua última aparição em público foi em 10 de fevereiro de 1871 numa récita beneficente. Morreu às três e meia da tarde, no solar da família no Sodré, Salvador, Bahia, em 6 de julho de 1871.
Castro Alves é o patrono da cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras atualmente ocupada pelo primeiro cinegrafista a ocupar uma cadeira na ABL- Nelson Pereira dos Santos (1928).



CASTRO ALVES


CASTRO ALVES


CASTRO ALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário