terça-feira, 15 de outubro de 2013

EVANGELISTA TORRICELLI

Evangelista Torricelli nasceu em Faenza no dia 15 de outubro de 1608 e morreu em Florença no dia 25 de outubro de 1647. Importante físico e matemático italiano.
Torricelli perdeu o pai muito cedo e foi educado pelo tio, um monge que o enviou para Roma, em 1627, a fim de estudar ciências com o beneditino Benedetto Castelli (1577-1644), professor de matemática no Collegio di Sapienza (atualmente Universidade de Roma "La Sapienza").
O estudo de Duas Novas Ciências, de Galileu (1638) inspirou-lhe muitos desenvolvimentos dos princípios mecânicos aí apresentados, que ele publicou no tratado De motu (incluído na sua Opera geometrica, 1644). O envio desta obra, por Castelli, a Galileu, em 1641, com uma proposta para que Torricelli fosse residir com o sábio florentino, levou a que Torricelli partisse para Florença, onde conheceu Galileu, e onde o serviu como amanuense ou copista durante os últimos três meses da sua vida. Depois da morte de Galileu, Torricelli foi nomeado matemático do grão-duque e professor de matemática na Academia Florentina. A descoberta do princípio do barômetro, que perpetuou a sua fama ("tubo de Torricelli", "vácuo de Torricelli"), aconteceu em 1643. O torricelli (símbolo torr), uma unidade de pressão, recebeu o seu nome.

EVANGELISTA TORRICELLI
 
EVANGELISTA TORRICELLI
 
EVANGELISTA TORRICELLI
 
 
GALILEU GALILEI
 
GALILEU GALILEI
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário