terça-feira, 10 de setembro de 2013

MALA FILATÉLICA "350 ANOS DOS CORREIOS NO BRASIL"

MALA FILATÉLICA “350 ANOS DOS CORREIOS NO BRASIL”
A Mala Filatélica “350 Anos dos Correios” foi especialmente elaborada para fazer parte
das comemorações da implantação do serviço postal em terras brasileiras, em 25 de janeiro de 1663, por meio da criação do ofício de Correio-Mor, no Rio de Janeiro. Desde esse período, até os dias atuais, os Correios integram as regiões brasileiras conectando-as com o mundo.
1. DEFINIÇÃO DA MALA FILATÉLICA COMEMORATIVA DOS 350 ANOS DOS
CORREIOS
A Mala Filatélica “350 ANOS DOS CORREIOS” é um produto direcionado a colecionadores e público em geral, consistindo na confecção de peças filatélicas contendo selos e produtos associados ao motivo temático da Mala. As peças que circularão na Mala Filatélica serão encaminhadas pelos clientes à Agência de Vendas à Distância, no Rio de Janeiro, até o dia 8 de outubro de 2013.
Após circularem pelas cidades definidas para o percurso, onde serão devidamente obliteradas por Carimbos Comemorativos, serão devolvidas ao endereço do cliente. As cidades do roteiro foram definidas segundo o contexto histórico ou cultural relacionado ao tema dos selos 350 Anos dos Correios no Brasil: Rio de Janeiro, Salvador, Manaus, Curitiba e Brasília, encerrando na Exposição Filatélica Mundial Brasiliana 2013. Transporte das peças filatélicas: o transporte dessas peças é realizado em uma Mala específica, que percorre o itinerário definido. Em cada parada do roteiro, as
peças recebem um carimbo comemorativo exclusivo, com a indicação do local e da data de passagem da Mala Filatélica pelas respectivas localidades. Concluído o percurso, as peças filatélicas circuladas são devolvidas ao endereço do cliente.
2. PERCURSO
O roteiro da Mala Filatélica “350 anos dos Correios” faz referência à integração nacional realizada pelo serviço postal, passando por uma cidade de cada região do País. O percurso será iniciado em 9 de outubro, nas comemorações do Dia Mundial dos Correios. Os carimbos representam: Rio de Janeiro: 9 de outubro (Dia Mundial dos Correios). Em 25 de janeiro de 1663, o então Correio Mor de Portugal e dos Mares, Luis Gomes da Mata Neto, nomeou o Alferes João Cavaleiro Cardoso para o cargo de Assistente de Correio Mor na capitania do Rio de Janeiro. Essa data marca a criação institucional dos Correios. Salvador: 18 de outubro. O Correio Mor organizou os serviços postais nos “caminhos do mar”. De Salvador, capital do Brasil à época, partiam os navios com correspondências destinadas à metrópole. Manaus: 25 de outubro. Em 16 de fevereiro de 1896 foi inaugurada a ligação telegráfica, por meio de cabos subfluviais, entre Manaus e Belém, integrando a Amazônia ao Continente. Curitiba: 1º de novembro. Os tropeiros do interior faziam, por conta própria, o
trabalho de correios, levando cartas, bilhetes e recados. Integravam os centros urbanos aos aglomerados do interior. A saga tropeira assegurou a unidade dos estados do sul ao resto do País.
Brasília: 8 de novembro. A transferência da Administração Central da ECT para Brasília, com a inauguração do novo Edifício Sede, em 22 de julho de 1978, foi um marco para uma nova fase da Empresa. Rio de Janeiro (Brasiliana 2013) 22 de novembro. Carimbo de encerramento da  Mala Filatélica, que acontece na Exposição Mundial Filatélica, um dos eventos realizados para assinalar os 350 Anos dos Correios no Brasil.
3. PEÇAS FILATÉLICAS
Estarão disponíveis aos clientes dois tipos de peças filatélicas:
Completa: será composta por um envelope de 1º Dia de Circulação, 6 carimbos Comemorativos  exclusivos da Mala Filatélica, 1 selo da emissão “Correios – 350 Anos: História,  Pessoas e Ação”, uma filipeta com o mapa do roteiro e breve histórico.  A Devolução  da(s) peça(s) filatélica(s) será(ão) por meio de carta registrada ao endereço do cliente.
Livre: Os interessados podem preparar as peças de acordo com o seu interesse e enviá-las para Agência de Correios de Vendas a Distância -ACVD/RJ, acompanhada de um envelope subscritado e selado com franqueamento suficiente para devolução das peças ao seu endereço. Podem ser utilizados como suportes: Envelopes de 1º Dia de Circulação, cartões-postais, envelopes comuns, fotografias, etc. Cabe aos Correios apenas as obliterações, o transporte das peças entre as localidades definidas para o percurso e a devolução aos clientes. Carimbos: os Carimbos da Mala Filatélica são exclusivos e não poderão ser utilizados em conjunto ou isolados em qualquer outra peça.
4. PREÇOS E FORMAS DE PAGAMENTO
Mala Filatélica Completa: R$ 20,00 cada peça – inclui 1 FDC, 1 selo, 6 carimbos, 1
filipeta e a devolução da peça circulada por meio de carta registrada.
Mala Filatélica Livre: R$ 12,00 cada peça - inclui 6 carimbos e 1 filipeta.
As formas de pagamento são as seguintes:
• Cheque nominal e cruzado em favor da ECT.
• Vale Postal Eletrônico (CNPJ 34.028.316/8397-82);
• Cartão de Crédito
Observação: Os valores deverão corresponder ao preço unitário versus o número de
peças enviadas para a Mala Filatélica.
5. ENDEREÇO
O cheque nominal ou o Vale Postal, com o pedido, deverão ser enviados para:
Mala Filatélica “350 Anos de Correios no Brasil”
Agência de Correios de Vendas a Distância – ACVD
Avenida Presidente Vargas 3077 – 23º andar
20210-973 Rio de Janeiro - RJ
Fone: 21-2503-8096 ou 21-2503-8094 e-mail: centralvendas@correios.com.br
Os pedidos e o pagamento deverão estar no Rio de Janeiro até o dia 08/10/2013,
Impreterivelmente  considerando a necessidade de preparação das peças com os
selos.  A data de devolução das peças circuladas será a partir de 1º/12/2013

 
MALA FILATÉLICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário