domingo, 11 de agosto de 2013

JOAQUIM GONÇALVES LEDO

Joaquim Gonçalves Ledo nasceu no Rio de Janeiro no dia 11 de agosto de 1781 e morreu na Fazenda de Macacu, Sumidouro no dia 19 de maio de 1847.  Grande político e jornalista brasileiro. Editor do Revérbero Constitucional Fluminense, jornal lançado por ele e por Januário da Cunha Barbosa a 15 de setembro de 1821, Ledo foi um dos promotores do "Dia do Fico" (9 de janeiro de 1822). No jornal, combatiam os interesses dinásticos portugueses e reivindicavam a constituição de um governo liberal. Ledo foi deputado provincial do Rio de Janeiro até 1835, quando abandonou a política e a maçonaria para recolher-se em Sumidouro, onde morreria, em sua fazenda, de ataque cardíaco.
Foi ferrenho adversário de José Bonifácio de Andrada e Silva tanto na maçonaria quanto na política.
Ledo era muito modesto, não gostava de aparecer, trabalhava por seus ideais por amor e não por ambicionar cargos, títulos ou honrarias de qualquer espécie. Neste sentido, existem rumores de que ele tenha incinerado seu arquivo de documentos relacionados a sua participação na independência do Brasil. Mesmo assim, a história mostrou a grande importância de Joaquim Gonçalves Ledo na independência do Brasil e, há quem diga, que Ledo foi o grande articulador da indepêndencia do país.
Em certa ocasião, antes da independência, dirigiu-se ao príncipe, com as seguintes palavras:
"A natureza não formou satélites maiores que os seus planetas. A América deve pertencer à América, a Europa à Europa, porque não debalde o Grande Arquiteto do Universo meteu entre elas o espaço imenso que as separa. O momento para estabelecer-se um perdurável sistema, e ligar todas as partes do nosso grande todo, é este...”

 
MEDALHA
JOAQUIM GONÇALVES LEDO
 

 
DOM PEDRO I
 

 
JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA
 
====================================================================
FILATELIA: SOMATÓRIA DE ARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA, LAZER E TERAPIA.(J.A.B.F.)
====================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário