quinta-feira, 7 de março de 2013

205 ANOS CHEGADA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA AO RIO DE JANEIRO

A esquadra partiu de Salvador rumo ao Rio de Janeiro, onde chegou no dia 7 de março de 1808, desembarcando no cais do Largo do Paço (atual Praça XV de Novembro).
Os membros da Família Real foram alojados em três prédios no centro da cidade, entre eles o paço do vice-rei Marcos de Noronha e Brito, conde dos Arcos, e o convento das Carmelitas. Os demais agregados espalharam-se pela cidade, em residências confiscadas à população assinaladas com as iniciais "P.R." ("Príncipe-Regente"), o que deu origem ao trocadilho "Ponha-se na Rua", ou "Prédio Roubado" como os mais irônicos diziam à época.
Em outra medida tomada logo após a chegada da corte ao Brasil, declarou-se guerra à França, e foi ocupada a Guiana Francesa em 1809.
Em abril de 1808, o Príncipe Regente decretou a suspensão do alvará de 1785, que proibia a criação de indústrias no Brasil. Ficavam, assim, autorizadas as atividades em território colonial. A medida permitiu a instalação, em 1811, de duas fábricas de ferro, em São Paulo e em Minas Gerais. Mas o sopro de desenvolvimento parou por aí, pois a presença de artigos ingleses bem elaborados e a preços relativamente acessíveis bloqueava a produção de similares em território brasileiro. A eficácia da medida seria anulada pela assinatura dos Tratados de 1810: o Tratado de Aliança e Amizade e o Tratado de Comércio e Navegação. Por este último, o governo português concedia aos produtos ingleses uma tarifa preferencial de 15%, ao passo que a que incidia sobre os artigos provenientes de Portugal era de 16% e a dos demais países amigos, 24%. Na prática, findava o pacto colonial.

200 ANOS CHEGADA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA AO BRASIL
CORREIO DO BRASIL


200 ANOS CHEGADA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA AO BRASIL
CORREIO DE PORTUGAL


200 ANOS CHEGADA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA AO BRASIL
MOEDA COMEMORATIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário