sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

VICTOR BRECHERET

Victor Brecheret nasceu em Farnese(Itália) no dia 22 de fevereiro de 1894 e morreu em  São Paulo(Brasil) no dia 17 de dezembro de 1955.  Grande escultor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais importantes do país. É responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. Sua figura ficou marcada pela boina que costumava vestir, ressaltando uma imagem tradicional do "artista".
Nascido "Vittorio Breheret" (sem a letra 'c' no sobrenome) numa pequena localidade não distante de Roma, filho de Augusto Breheret e Paolina Nanni, esta última falecida quando o pequeno Vittorio tinha apenas seis anos de idade. Foi abrigado pela família do tio materno, Enrico Nanni, e com sua família emigrou para o Brasil ainda na infância.
No Brasil, tornou-se "Victor Brecheret" e já com mais de trinta anos de idade recorreu à Justiça para inscrever seu registro nascimento tardiamente no Registro Civil do Jardim América (município de São Paulo). Assim Brecheret consolidava a sua nacionalidade brasileira, embora tivesse nascido na Itália. Este tipo de "regularização" era muito comum entre imigrantes italianos na primeira metade do século XX no Brasil.
BLOCO
MONUMENTO AS BANDEIRAS
HOMENAGEM AO ESCULTOR VICTOR BRECHERET

SELO DO BLOCO
MONUMENTO AS BANDEIRAS
HOMENAGEM AO ESCULTOR VICTOR BRECHERET

BLOCO
20ª BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO
CENTRO OBRA DE VICTOR BRECHERET

Nenhum comentário:

Postar um comentário