terça-feira, 15 de janeiro de 2013

DIA DA IMPRENSA FILATÉLICA BRASILEIRA


Imprensa filatélica no Brasil nasceu modestamente em São Paulo, em 1882. Criou-a o jovem colecionador Luís Levy, comerciante, compositor e exímio pianista, estabelecido à rua da Imperatriz, n. 4.
Luís Levy (São Paulo, 1861 - Rio de Janeiro, 1935) falava e escrevia corretamente em cinco idiomas o que lhe facilitava a comunicação com filatelistas do mundo inteiro e a troca de peças com outras pessoas que tinham o mesmo hobby.
A princípio foi apenas um amador, mas logo percebeu que poderia vender selos e com os ganhos ampliar sua coleção. Assim, como se tornasse um comerciante, teve a idéia de propagar o gosto pela filatelia através de uma publicação especializada. Em 15 de janeiro de 1882, circulava na cidade de São Paulo um modesto jornalzinho intitulado Brazil Philatelico.
A reduzida quantidade de colecionadores na então pequena cidade paulistana fez com que a publicação não tivesse vida longa. Apenas alguns números saíram à luz e o jornalzinho deixou de circular. Mas o caminho da imprensa filatélica estava aberto e outras publicações especializadas viriam a aparecer em diversas cidades brasileiras com o progressivo aumento do colecionismo postal.
Hoje centenas de profissionais trabalham nos vários órgãos existentes, reunidos na Associação Brasileira dos Jornalistas Filatélicos - Abrajof.
E, em homenagem à iniciativa pioneira de Luís Levy, no dia 15 de janeiro se comemora o Dia da Imprensa Filatélica.
Por ocasião do centenário do lançamento do primeiro órgão impresso dedicado aos filatelistas, a Empresa Brasileira de Correios lançou um selo em comemoração à data.
Hoje, a principal publicação oficial brasileira sobre filatelia é a Revista COFI editada pela própria Empresa de Correios, contendo todos os lançamentos nacionais com as características de cada peça filatélica, além de um vasto e bem elaborado noticiário sobre o que emitem outras nações em matéria de selos postais, principalmente aquelas que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Das publicações particulares destacamos o Jornal “FILACAP” editado há  40 anos e  de grande circulação mundial. Dos Boletins destacamos da Sociedade Filatélica de Santa Catarina, Sociedade Filatélica São Paulo,  Clube Filatélico e Numismático de Lorena entre outras. Nas colunas filatélicas destacamos a publicada no Jornal Guaypacaré(Lorena-SP), a publicada no Jornal a Tribuna de Batatais, entre outras. No moderno jornalismo filatélico aparecem os Sites e Blogs onde citamos lorenafilatelia.blogspot.com, jornaldo-colecionador.blodspot.com entre outros.

MANTENEDORA DO JORNAL "FILACAP"

LUBRAPEX 95
HOMENAGEM A LAURO NATALI
COLUNISTA FILATÉLICO


BRAPEX 96
HOMENAGEM AO DIA DA IMPRENSA E LITERATURA FILATÉLICA


Um comentário:

  1. Caríssimo colega Jornalista Filatélico José Antonio Bittencourt Ferraz, parabens pelo excelente trabalho que vem realizando de divulgação da Filatelia. Hoje, no Dia da Imprensa Filatélica,minhas felicitações.
    José Maurício do Prado, Presidente da A. C. FILACAP e da ABRAJOF

    ResponderExcluir