terça-feira, 1 de janeiro de 2013

CLUBE FILATÉLICO E NUMISMÁTICO DE LORENA - 58 ANOS


Hoje o Clube Filatélico e Numismático de Lorena comemora 58 anos de fundação e rememoramos alguns momentos:

ANTECEDENTES
A Filatelia sempre foi cultivada em Lorena, mas o primeiro movimento associativo de que se tem conhecimento, surgiu em 3 de setembro de 1946, com a fundação do Núcleo Filatélico de Lorena, filiado ao Clube Filatélico do Brasil, sob a direção de Francisco Ferreira Leite e os demais fundadores: Jorge Ferreira Leite, João Gabriel Sette, Raimundo Galvão Queiroz, Silas Tomé de Souza, Benedito Ferreira Leite, João Ramos de Oliveira Sobrinho, Pedro Ferreira Gali, Heitor de Oliveira, José Martins do Amaral, Benedito Dias de Oliveira e Pedro Ribas Costa. Funcionou durante quatro anos, mas encerrou suas atividades por falta de uma sede para as reuniões sociais.

FUNDAÇÃO
Alguns anos depois, a idéia ressurgiu com os pioneiros Roberto de Miranda Alves, Ulisses de Assumpção e Trajano Galvão de França, para fundação do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, sendo considerados fundadores eles e mais Eugênio Zappa, Dr. Sertório da Silveira Mariano, Heitor de Oliveira, Francisco Ferreira Leite, João Ramos de Oliveira Sobrinho, Ten. Glauceste do Nascimento, Paulo Afonso Cassaguerra, Bernardino Pereira Filho, Dr. José Miranda Vianna, Kleber de Araújo Martins, Guilherme José Pelúcio Montenegro, Geraldo Crispim de Castro, Nilce da Silva, José Geraldo de Souza, Cap. Waldomiro Guimarães e Prof. Alexandre Ferreira Pedro.
Declarou-se a entidade fundada em 1º de janeiro de 1955. Em Assembléia geral em que foram aprovados os estatutos do Clube, foi eleita, por aclamação, a sua primeira diretoria constituída dos seguintes associados: Presidente de Honra - José Leandro de Barros Pimentel; Presidente - Francisco Ferreira Leite; Vice-presidente: Roberto de Miranda Alves; 1º Secretário: Ulisses de Assumpção; 2º Secretário: Heitor de Oliveira; 1º Tesoureiro: João Ramos de Oliveira Sobrinho; Diretor de Trocas: Filatelia - Eugênio Zappa; Numismática - Tem. Glauceste do Nascimento; Diretores Sociais: Trajano Galvão de França e Kleber de Araújo Martins; Bibliotecário: Dr. José Miranda Vianna.


PRIMEIRO SELO LANÇADO EM LORENA
HOMENAGEM AO CENTENÁRIO NASCIMENTO DO LORENENSE
FRANCISCO DE PAULA VICENTE DE AZEVEDO
BARÃO DA BOCAINA


PRIMEIRO CARIMBO COMEMORATIVO DE LORENA
HOMENAGEM AO CENTENÁRIO NASCIMENTO DO LORENENSE
FRANCISCO DE PAULA VICENTE DE AZEVEDO
BARÃO DA BOCAINA

Um comentário:

  1. Parabens a todos que lutaram pela sobrevivência deste importante Clube, em especial a nosso Amigo Prof. José Antonio Bittencourt Ferraz, baluarte da Filatelia no Vale do Paraiba! Sentimos muito orgulho de pertencer a este notável clube. Abraços, José Maurício do Prado, A. C. Filacap (clube afilhado do CFNL)

    ResponderExcluir