domingo, 23 de dezembro de 2012

GREGÓRIO DE MATOS

Gregório de Matos Guerra nasceu em Salvador(BA)  no dia 23 de dezembro de 1636 e morreu em  Recife no dia 26 de novembro de 1695). Recebeu a alcunha de Boca do Inferno ou Boca de Brasa pelas críticas a sociedade de Salvador(BA) e a igreja.  Foi advogado e poeta do Brasil colônia. É considerado o maior poeta barroco do Brasil e o mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa, no período colonial.

350 ANOS DO NASCIMENTO
GREGÓRIO DE MATOS

Um comentário:

  1. Grande José Antonio, já escrevi uma vez que ler seu blog é retornar as salas da Faculdade de História.
    A propósito, sobre o Barão de Mauá, em 1930, construiu uma ponte que ligasse o Brasil ao Uruguai, por sobre o Rio Jaguarão, na cidade do mesmo nome e que iria até a região da Coxilha, passando ao lado da cidade de "RIO BRANCO". A ponte recebeu o nome de Ponte Barão de Mauá.
    A ponte mede 2.113,86cm de comprimento, sendo 320m sobre o rio Jaguarão, tendo 12m de largura. Na sua parte central existe uma via férrea (atualmente desativada devido ao peso que compromete suas estruturas), com duas bitolas, ladeada por duas faixas de 3m cada uma, para veículos; as faixas possuem, ao longo do comprimento, calçada para pedestres.
    Na construção da ponte trabalharam 6.215 operários de diversas nacionalidades.
    É muito linda. O Barão de Mauá nasceu na cidade de Arroio Grande, que dista aproximadamente 45 Km de Jaguarão e da ponte.

    ResponderExcluir