terça-feira, 2 de outubro de 2012

FUNDAÇÃO DE CRUZEIRO

Cruzeiro nasceu da ferrovia que ligava três estados (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), ferrovia esta que era importante para o escoamento da produção de café no século XIX. O município se desenvolveu as beiras da estrada de ferro, onde depois cresceu com a chegada de migrantes mineiros e paulista interessados no crescimento do município.
Um importante marco histórico do município, foi a de ser o último município a se render na Revolução Constitucionalista de 1932, onde foi assinado o seu armistício, em dia 2 de outubro de 32, na atual escola Arnolfo Azevedo (na época transformada em quartel-general das tropas paulistas), localizada na região central da cidade.
Este município teve grande importância durante a revolução, pois estava na divisa com o estado mineiro, divisa esta que era marcada pelo Túnel da Mantiqueira, onde foram travadas importantes batalhas entre as tropas federais e constitucionalistas.
Em 2008 a cidade de Cruzeiro recebeu através da lei estadual 13.203 o honroso título honorífico de "Capital da Revolução Constitucionalista de 1932" em virtude desses marcantes episódios do conflito ocorridos no município, dentre os quais a assinatura do termo de cessação da Revolução.



SELO PERSONALIZADO LANÇADO DURANTE A
EXPOSIÇÃO NACIONAL DE UM QUADRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário