quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CASEMIRO DE ABREU

Casimiro José Marques de Timo Abreu  nasceu em  Silva Jardim(RJ) no dia  4 de janeiro de 1839 e morreu em  Nova Friburgo(RJ) no dia  18 de outubro de 1860 foi um poeta brasileiro da segunda geração romântica. Aos treze anos transferiu-se para o Rio de Janeiro para trabalhar com o pai no comércio. Com ele, embarcou para Portugal em 1853, onde entrou em contato com o meio intelectual e escreveu a maior parte de sua obra. O seu sentimento nativista e as saudades da família escreve: "estando a minha casa à hora da refeição, pareceu-me escutar risadas infantis da minha mana pequena. As lágrimas brotavam e fiz os primeiros versos de minha vida, que teve o título de Ave Maria".
Em Lisboa, foi representado seu drama Camões e o Jau em 1856, que foi publicado logo depois. Em 1857 retornou ao Brasil para trabalhar no armazém de seu pai. Isso, no entanto, não o afastou da vida boêmia. Escreveu para alguns jornais e fez amizade com Machado de Assis. Escolhido para a recém fundada Academia Brasileira de Letras, tornou-se patrono da cadeira número seis ocupada atualmente por Cícero Sandroni eleito em 2003.
A localidade onde viveu parte de sua vida, Barra de São João, é hoje distrito do município que leva seu nome, e também chamada "Casimiro de Abreu", em sua homenagem.

15O ANOS DO NASCIMENTO DE CASEMIRO DE ABREU


150 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
CASEMIRO DE ABREU

Nenhum comentário:

Postar um comentário