terça-feira, 28 de agosto de 2012

ANO DE PORTUGAL NO BRASIL E DO BRASIL EM PORTUGAL

O “Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal” decorrerá entre o dia 7 de setembro de 2012 – Dia da Independência do Brasil – e o dia 10 de junho de 2013 – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Trata-se de uma iniciativa com caráter oficial, criada para transmitir a ambos os povos a verdadeira imagem dos dois países, promovendo a cultura, fomentando laços comerciais e estreitando os vínculos entre as sociedades civis. No ano de 2012, também se realiza , em São Paulo, a 21ª
LUBAPEX, a mais antiga Exposição Filatélica bilateral do mundo. Desta forma, os Operadores Postais designados de Portugal (CTT) e do Brasil (ECT) aproveitaram a ocasião para desenvolver uma emissão filatélica conjunta tendo por base a língua portuguesa, celebrando dois gigantes das literaturas dos dois países – os poetas Fernando Pessoa e Cruz e Souza.

Cruz e Sousa
A emissão foi concebida em forma de um se-tenant, com dois selos, focalizando, ao centro, o poeta Cruz e Sousa. No selo da esquerda é possível ver, além da imagem do autor, sua assinatura. No selo do lado direito, tem-se o fragmento da poesia Ser Pássaro, do Livro Derradeiro (1945). Como complemento à poesia, a ilustração de um cisne negro, alcunha do autor nos círculos literários simbolistas. Encontra-se, também, registrada a logomarca da LUBRAPEX 2012.


JOÃO DA CRUZ E SOUZA
 Alcunha de "Dante Negro" e "Cisne Negro"
Florianópolis 1861 - Estação do Sítio (município mineiro de Antonio Carlos) 1898

Fernando Pessoa
Este se-tenant, com dois selos, traz, ao centro, o poeta Fernando Pessoa, sendo que no selo do lado direito pode-se ver sua assinatura e, no do lado esquerdo, um trecho da poesia Mar Português, do livro Mensagem (1934). A caravela que consta ao lado da poesia é um símbolo relacionado diretamente ao conteúdo, pois remete ao mar. Também se encontra a logomarca da LUBRAPEX 2012. A técnica utilizada foi ilustração à pena com aquarela e acabamento digital em programa Illustrator.

FERNANDO PESSOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário