sexta-feira, 22 de junho de 2012

DIA DO ORQUIDÓFILO

Comemora-se hoje – 22 de junho – no Brasil o Dia do Orquidófilo. A escolha dessa data é uma homenagem a João Barbosa Rodrigues, que nasceu a 22 de junho de 1842, em São Gonçalo de Capivari, MG. Engenheiro, naturalista, botânico, taxonomista, Rodrigues foi, durante quase 20 anos, Diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, cargo que ocupou até sua morte, a 6 de março de 1909. Ali conduziu estudos sobre as orquídeas brasileiras, tendo produzido importantes trabalhos, como “Genera et species orchidearum novarum”, em três volumes, e uma “Iconografia das orquídeas”. BaptistoniaCapanemia são exemplos de gêneros nominados por Barbosa Rodrigues. Já a Barbosella é um gênero a ele dedicado.

 
Promenaea stapeliodes
O gênero Promenaea Lindley (Tribo Cymbidiae; Subtribo Stannopeneae) possui 14 espécies e é encontrado em regiões de florestas úmidas no Centro e no Sul do Brasil. Sua denominação tem origem no grego Promeneia, nome de uma sacerdotisa das Dordonas.

Cattleya eldorado Linden
A espécie Cattleya loddigesii Lindley foi a primeira Cattleya a ser introduzida em cultivo na Europa, levada por Messrs Loddigges, de Hackney, Londres, sob a denominação de Epidendrutn violaceum, nome que, depois, foi mudado por John Lindley para Cattleya ioddigesii.

Cattleya ioddigesii Lindley
Cattleya eldorado Linden 1869-1870 subgénero Cattleya Lindley Cattleya SECÇÃO Sua denominação é uma homenagem a William Cattley, cultivador inglês do século XIX, em cujas estufas floriu, pela primeira vez na Europa, uma Cattleya labiata autumnalis Li ndley. que fora remetida como embalagem de outras plantas do Brasil pelo coletor William Swainson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário