sexta-feira, 8 de junho de 2012

DECÁLOGO DO FILATELISTA E/OU NUMISMATA – PARTE II

6-      Participe de uma associação, sociedade ou clube filatélico e/ou numismático, ativamente. Você como colecionador e o seu acervo tem importantes papéis sociais, culturais e educativos, e é através de mostras e exposições que você realiza essa função comunitária.
7-      De especial realce a pesquisa da Filatélica, desenvolvendo estudo de todas as peças (selos, editais, máximos, franquias, filigranas, etc.) e/ou da Numismática, desenvolvendo estudo de todas as peças (cédulas, moedas, medalhas, etc.) da sua coleção, inclusive fazendo anotações e delas fornecendo copias aos companheiros: é assim que se faz o verdadeiro intercambio cultural através da Filatelia e da Numismática.
8-      Escolha um local em sua residência (armário, estante, arquivo, etc.) adequado para a guarda da sua coleção, livre de umidade, mofo, poeira, etc.
9-      Manuseie com constância sua coleção; além de você manter intimidade com ela é a memorização de eventuais faltas, servira para mantê-la ventilada, principalmente na época de chuva, frio, etc.
10-      Mantenha-se atualizado com respeito as normas do meio circulante (Banco Central, Casa da Moeda, Clube da Medalha, etc. e/ou as dos Correios.) Isto fará com que você adquira peças (moedas, cédulas, medalhas, etc. ou selos, máximos postais, FDCs, etc.) nas épocas oportunas e a menor custo financeiro. Dedique-se a leitura das colunas filatélicas/numismáticas em jornais, boletins, revistas, sites e blogs especializados para ficar bem informado sobre a Filatelia e a Numismática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário