sexta-feira, 18 de maio de 2012

EXPOSIÇÕES RELÂMPAGOS - MINI-EXPOSIÇÕES

EXPOSIÇÕES RELÂMPAGO

O Clube Filatélico e Numismático de Lorena organizou o que denominou exposições relâmpago, com mostra de selos e moedas dos países que comemoravam, no mês, as suas datas nacionais, sempre no primeiro sábado e domingo do mês. A primeira ocorreu a 10 e 11 de maio de 1958 no salão da ALSEP - Associação Lorenense dos Servidores Públicos - homenageando os seguintes países cujas datas de independência comemora-se nesse mes: dia 6 - Israel; dia 14 Paraguai; dia 20 Cuba e dia 31 Estabelecimento da União Sul Africana. Na presença da Diretoria do Clube, convidados e alunos da Escola Arnolfo Azeveo a Professoara Dª Luiza Maria Barbosa proferiu uma interessante palestra, discorrendo sobre a história e a geografia, inclusive filatelia e numismática, dos referidos países.  A iniciativa não obteve o êxito esperado pelo desinteresse demonstrado pelo público.

MINI-EXPOSIÇÕES


A idéia das exposições relâmpago foi revista pelo Prof. José Antonio Bittencourt Ferraz e deu origem a série das Mini-exposições quinzenais. Estas realizadas no saguão da agência local dos Correios, destacando uma efeméride, preferencialmente brasileira, daquele período. A primeira ocorreu em 21 de setembro de 1979 homenageando o transcurso do Dia da Árvore. As mini-exposições se prolongaram até a reforma da Agência local dos Correios em 2002 quando, por falta de quadro expositor, deixou de acontecer. O Clube Filatélico e Numismático de Lorena providenciou quadro próprio e após autorização dos Correios voltou a realizá-las a partir de 2006.
Quadro usado nas mini-exposições

RECONHECIMENTO

Por Lei Municipal nº 502, de 13 de junho de 1965, o Clube Filatélico e Numismático de Lorena foi considerado pela Câmara Municipal de Lorena, entidade de Utilidade Pública.

Um comentário:

  1. Caro Amigo,
    Parabens pelo resgate da rica memória filatélica de Lorena, da qual nos honramos muito por nossa pequena participação.
    Mauricio Prado (A. C. FILACAP)

    ResponderExcluir