sábado, 3 de março de 2012

PRIMEIRA MOSTRA - IV

A primeira Mostra de Selos e Moedas realizada em Lorena verificou-se por ocasião das festas do 1º Centenário de Elevação de Lorena a Categoria de Cidade, em 24 de abril de 1956 nos salões da Associação Recreativa Mantiqueira, com os seguintes expositores locais:
Selos: Eugênio Zappa, Ulisses Assumpção, Nilce Silva, Benedito Guedes, Roberto de Miranda Alves, Francisco Ferreira Leite e Jorge Ferreira Leite.
Moedas: Dr. Mário Mendes dos Santos, David Glashan Chohfi, Antonio Borges Escada, Trajano Galvão de França, João Ramos de Oliveira Sobrinho e Geraldo Crispim de Castro.

SEGUNDA MOSTRA


CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO BARÃO DA BOCAINA
A Comissão do Centenário de Elevação de Lorena a Categoria de Cidade incluiu em suas comemorações o transcurso do Centenário de Nascimento do Sr. Francisco de Paula Vicente de Azevedo - Barão da Bocaina - o criador da "CARTA EXPRESSA".

Porem esta Mostra não contou com a participação do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, pois foi totalmente comandada pelo filatelista lorenense, residente no Rio de Janeiro Dr. Everaldo Leite Pereira.

Integraram o grupo de expositores da mostra de selos os seguintes filatelistas: do Rio de Janeiro, Dr. Everaldo Leite Pereira, Miraabeau Pontes, Zoran Ninitch (selos e moedas), A Bergamini de Abreu, Mário França, Luiz Pandiá Braconnot, J.A. Canta, Manoel F. da Silva Cravo, Hildegardo de Carvalho, Raul Gabriel Alves, Claudionor Costa Vaz, Renato do Amaral Machado, Péricles da Silveira, Reinhold Koestner; de São Paulo: J.L. de Barros Pimentel, Itamar Bopp, Heitor Sanchez, Horácio Matos da Silva, Niso Viana, Werner Aherena e de Lorena João Ramos de Oliveira Sobrinho. São membros do Clube Filatélico do Brasil e da Sociedade Filatélica do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, Sociedade Filatélica Paulista e Clube Filatélico de São Paulo, da Capital Paulista e do Clube Filatélico e Numismático de Lorena.

Dia 14 de novembro foram inaugurados a agência local dos Correios e Telégrafos com descerramento de uma placa que passava a dar denominação a agência de "Prédio Barão da Bocaina" e a emissão do selo e carimbo comemorativo do 1º centenário de Nascimento do Barão da Bocaina - Comendador Francisco de Paula Vicente de Azevedo, ilustre lorenense do 2º Império. No mesmo dia às 11 horas no Grupo Escolar Gabriel Prestes foi aberta a exposição de selos e moedas a qual estiveram presentes autoridades civis, militares e eclesiásticas que saudou os filatelistas presentes o Prof. Nelson Pesciota, Presidente da Comissão do Centenário e o filatelista Pe. Dr. Carlos Leôncio da Silva em nome dos colecionadores
SELO COMEMORATIVO DO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO BARÃO DA BOCAINA
LANÇADO EM LORENA(SP)



CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO BARÃO DA BOCAINA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário